• Carvalho Branco

Os benefícios do vinho para a saúde: seu coração saudável

Para os amantes da boa mesa, não há refeição completa sem uma taça de vinho. Confira nessa matéria alguns dos principais benefícios do vinho para a saúde.

Bem vindo(a) a mais uma matéria do blog Carvalho Branco. Hoje mostraremos alguns benefícios do vinho, comprovados cientificamente, para a saúde.

Os resultados de pesquisas recentes mostram que o vinho pode promover uma vida útil mais longa, proteger contra certos tipos de câncer, melhorar a saúde mental e ainda fornecer benefícios para o coração.

Isso mesmo. Veja abaixo alguns dos benefícios que a ciência comprova:


Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial;

Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue;

Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson;

Melhora na cognição e na memória;

Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como os de pulmão, intestino, mama e cólon;

Favorece as funções hepáticas do fígado;

Redução de riscos de doenças renais;

Auxilia no combate à obesidade;

Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico, e, consequentemente, combatendo a fadiga;

Aumenta o desempenho de atletas;

Melhora a circulação periférica favorecendo a nutrição para os músculos;

Repara as células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento e auxiliando em doenças associadas ao envelhecimento;

Auxilia no funcionamento da flora intestinal;

Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.


Vinho faz bem ao coração, mas apenas quando ingerido com moderação.

O consumo moderado (até duas doses) de vinho tinto pode reduzir o risco de doenças cardíacas em aproximadamente 20%. Esta conclusão veio a partir de dados combinados de 51 estudos epidemiológicos que mostraram que tanto adultos aparentemente saudáveis quanto pacientes com histórico de ataque cardíaco e ainda pacientes com diabetes pareceram se beneficiar com o consumo da bebida.


Um estudo específico, o Health Professionals Follow-Up Study, envolveu mais de 38 mil profissionais de saúde do sexo masculino livres de doenças cardiovasculares. Estes homens tomaram de 1 a 2 doses de vinho por dia, 3 ou 4 vezes por semana, ao longo de 12 anos. Ao final deste período, verificou-se que eles tiveram o risco de ter um ataque do coração diminuído em 32% se comparado a um grupo semelhante que não tomava vinho.


A explicação para o fato é que o álcool desenvolvido nesta bebida reduz a formação de placas de entupimento das artérias, aumenta o colesterol bom, diminui a inflamação, e inibe a coagulação do sangue o que diminui o risco de aterosclerose.


Os polifenóis presentes no vinho tinto também agem inibindo a formação de placas de gordura, reduzindo a inflamação, ajudando a diminuir a pressão arterial, reduzindo a oxidação de lipídios e aumentando a capacidade dos vasos sanguíneos de se dilatar. Eles ainda ativam a produção de proteínas que previnem a morte celular.


Fonte: mundoboaforma / Adaptado por: Nathan Franco

17 visualizações
Conheça mais sobre
Carvalho Branco

Dúvidas?

Siga-nos

Envios & Devoluções

Políticas de Compra

Formas de Pagamento 

Facebook

Instagram

Pinterest

©2019  Carvalho Branco |